A vocação nada mais é que um chamado para uma carreira, de fato a palavra vocação é derivada do latim vocare, que significa "chamar". Orientação profissional significa ajudar alguém encontrar sua vocação, ou pelo menos uma opção de carreira adequada. A orientação profissional geralmente faz uso de testes como o teste vocacional para que estudantes testem a sua habilidade com números, palavras, conceitos das mais variadas áreas para que ele possa ver qual a carreira mais adequada ao seu perfil.

[Comece sua carreira. Ache os cursos e faculdades ideais para você.]

Orientação Profissional


A Orientação Profissional não server para definir qual carreira você deve seguir, qualquer modelo de orientação vocacional que determine qual carreira você deve escolher tem grandes chances de lhe frustrar, ao invés ela lhe ajuda a identificar áreas que podem ser mais adequadas a sua personalidade e objetivos.

Veja abaixo o guia de Orientação Profissional para ajudá-lo a escolher sua futura profissão.

Quais são os seus talentos?

Todos nós temos talentos naturais, determinadas tarefas que são mais fáceis para nós. Quando usamos nossos talentos naturais, temos mais chance de aproveitar nosso trabalho e usar nossas habilidades. Saber quais são seus talentos naturais é a chave para escolher a carreira certa. O que você mais gosta de fazer? Veja como estas habilidades podem ser aplicadas a uma profissão?

Quais as matérias com as quais você mais se identifica na escola?

Cada um de nós tem uma ou mais matérias preferidas na escola. De fato, sua preferência pode lhe ajudar na escolha de carreira. Por exemplo, uma facilidade e predilição por biologia pode indicar que você possui uma inclinação para carreiras ligadas a saúde e o meio ambiente, assim como a aversão à matemática e física pode sugerir que você não seja tão apto a um curso de engenharia.

Onde você gostaria de trabalhar?

Qual é o seu local de trabalho preferido? Sua preferência poderia variar de um escritório à trabalhos em locais abertos, ou locais específicos como hospitais e aeroportos. Você se importa em trabalhar em um emprego que precise viajar constantemente? Você prefere profissões onde fique parado em um local ou possa se movimentar bastante? Tudo isso pode influir na escolha de sua carreira.

Você gosta de interação social?

Você gosta de trabalhar com outras pessoas, ser parte de uma equipe ou prefere trabalhar sozinho? Nem todas as pessoas são inclinadas a trabalhar em grupo, assim como nem todas também possuem a capacidade de trabalhar isoladamente. Procure descobrir qual o seu perfil social.

Procure saber se você é uma pessoa introvertida ou extrovertida. pessoas introvertidas, ao contrário do que se pensa, não são anti-sociais, eles podem ser bastante sociais, mas conseguem se concentrar e obter melhores desempenhos trabalhando sozinhos enquanto pessoas extrovertidas sentem a necessidade do grupo para obter um bom desempenho.

Carreiras para pessoas extrovertidas: Relações Públicas, Administração, Enfermagem, Diplomacia, Artes Cênicas, Eduacação Física, Direito, Medicina.
Carreiras para pessoas introvertidas: Ciências da Computação, Sistemas da Informação, Engenharia Mecatrônica, Traduação e Interprete, Contabilidade.

Crescer Profissionalmente ou Ter uma Boa Qualidade de Vida.

A Orientação Profissinal leva em conta outros aspectos como por exemplo seus objetivos pessoais. Você valoriza uma viagem mais o tempo entre família e amigos ou o crescimento profissional. Algumas carreiras como Administração
oferecem uma maior oportunidade de crescimento, por outro lado são muito exigentes e instáveis. Já carreiras como enfermagem são mais estáveis e regulares, mas ao mesmo tempo não oferecem uma grande possibilidade de crescimento.

Como você lida com pressão?

Nem todo mundo consegue bons resultados sob pressão. Carreiras como medicina exigem demais psicologicamente dos seus profissionais e podem não ser a escolha mais adequada para quem não lida muito bem com estresse, já carreiras como biblioteconomia e sistemas da infromação geralmente possuem profissões e especializações que exigem menos de seus profissionais

Quanto dinheiro você quer ganhar?

Quais são suas expectativas financeiras? Você provavelmente não possui muitas obrigações e contas para pagar agora, mas talvez você possa se tornar provedor de sua família. Desta forma é preciso avaliar se você pretende ganhar muito dinheiro em sacrifício de seu tempo com a família e equilibrio entre trabalho e diversão ou se seu objetivo é apenas ganhar muito dinheiro.

Nada precisa ser definitivo.

Muitas pessoas decidem mudar de carreira ao longo da vida, por isso não se preocupe tanto em acertar de primeira. Por mais que você goste muito de uma profissão hoje pode ser que ela não lhe satisfaça tanto daqui a alguns anos ou pode ser que você conheça uma nova área que lhe interesse.

Reconheça que você vai mudar à medida que o tempo passa. Suas necessidades financeiras, pessoais, familiares e profissionais também mudam. Mas, leve em conta as dicas acima para que você possa fazer a melhor escolha possível agora.