Engenharia de Produção é o ramo da engenharia que envolve a concepção, controle e melhoria contínua dos sistemas integrados, a fim de oferecer ao consumidor produtos finais de alta qualidade com uma boa relação custo-benefício. O engenheiro de produção é responsável pelo planejamento e controle dos meios mecânicos envolvidos no processo de produção buscando uma maior eficácia a melhores custos.

O Curso Engenharia de Produção

O curso de engenharia de produção tem por objetivo preparar o estudante para o mercado de trabalho. A engenharia de produção é um setor muito técnico e para isso uma boa formação é fundamental para se tornar um bom profissional e obter uma vantagenm competitiva no mercado de trabalho. O curso envolve as disciplinas  de química,  matemática e até física, mas também são abordadas matérias específicas de engenharia como materiais, eletrônica, desenho técnico, automação industrial, entre outras.

Saiba onde estudar Engenharia da Produção 

O que faz um Engenheiro de Produção

Engenheiros de produção são responsáveis pelo processo de obtenção de um produto final a partir de matérias-primas, Este processo é bastante detalhado e deve ser planejado com cuidado por profissionais especializados. Para o engenheiro de produção, esse processo pode ser bastante amplo, incorporando tudo, desde os minerais e outras matérias-primas que serão transformados em produtos duráveis de consumo em grande escala.

Dentre outras atividades, o engenheiro de produção:
  • Auxilia na concepção de um produto certificando-se de que ele pode ser produzido em grandes quantidades, rapidamente ao menor custo possível.
  • Compara diferentes materiais para encontrar o equilíbrio certo entre qualidade e custo.
  • Cria simulações de computador para modelar modelos para uma fabricação eficiente
  • Certifica-se que as condições necessárias serão atendidas para a fabricação do produto.
  • Age como intermediário entre os diferentes departamentos para garantir que o projeto seja entregue a tempo e dentro do orçamento.
  • O processo de engenharia
     de produção não acaba quando o produto é colocado em produção. Uma das principais funções de engenharia de produção é a melhoria contínua do produto, procurando eliminar ineficiências e incorporar  novas tecnologias.
  • Quais são as áreas de atuação na engenhara de produção?

A Engenharia de Produção está presente nas mais diversas áreas. De fato a Engenharia de Produção está presente em praticamente todos os aspectos da indústria. Quando você toma um café, os componentes da cafeteira foram desevolvidos por um engenheiro de produção, da mesma forma vários outros produtos que você usa no dia a dia tiveram a participação de um engenheiro de produção em seu desenvolvimento. Desta forma o mercado para o profissional desta área é bastante amplo e está em expansão.