Ciências Contábeis é o estudo de como as empresas acompanham seus rendimentos, investimentos e bens ao longo do tempo. Profissionais formados em um curso de ciências contábeis se envolvem em uma grande variedade de atividades, além da preparação de demonstrações financeiras e transações comerciais, incluindo análise de custos e rendimentos, participando de estratégias para fusões e aquisições, gestão da qualidade, análise de desempenho financeiro,  estratégia fiscal, entre outros. O curso de Ciências Contábeis é uma das melhores escolhas de carreira para quem busca segurança profissional. A qualificação em Ciências Contábeis pode lhe proporcionar excelentes oportunidades de emprego e uma variedade de de áreas de atuação. Atualmente existe uma enorme demanda de empregos para profissionais de contabilidade em todo mundo. 

[Comece sua carreira em Ciências Contábeis: Conheça as melhores faculdades de Ciências Contábeis para você]

Curso de Ciências Contábeis


Não é necessário dizer que para se tonar um contador você precisa não somente gostar de números, mas possuir talento em matemática. A maioria das posições contador e auditor exigem pelo menos um diploma de graduação em ciências contábeis ou em contabilidade. O curso de ciências contábeis tem duração de 4 anos em turnos de meio período e é necessário para aqueles que desejam trabalhar em algumas posições relacionadas a contabilidade.  Alguns estudantes optam por fazer um mestrado e doutorado em contabilidade após o término do curso, alguns se especializam em outras áreas como administração de empresas com ênfase em contabilidade. Algumas faculdades estão oferecendo programas específicos para preparar os estudantes para trabalhar em profissões especializadas e em crescimento no mercado atual como auditoria e contabilidade fiscal.

Durante o curso de ciências contábeis o estudante estudará economia, administração, processos fiscais, matemática e até direito com ênfase em direito tributário. No último ano é obrigatória a conclusão de um estágio supervisionado no qual o estudante de contabilidade deverá apresentar um relatório detalhado do estágio.

Ao término do curso de ciências contábeis o profissional estará capacitado a exercer as funções de contador ou profissões relacionados, contudo, por se tratar de uma área de muita responsabilidade é possível que no primeiro ano ele possa trabalhar sob supervisão ou em conjunto com um contador ou auditor experiente até adquirir mais experiência para exercer tarefas que exigem bastante responsabilidade.

A Carreira de Ciências Contábeis


A carreira de ci6encias contábeis é bastante promissora. Há muitas ofertas de emprego na área de contabilidade. Ci6encias Contábeis oferece um trabalho estimulante e desafiador que está em constante evolução. Contadores gastam muito tempo
 analisando as engrenagens que movem os negócios. Muitos grandes homens de negócios começaram suas carreiras em Contabilidade. Também não é surpresa que a maioria CFOs das grandes corporações têm uma formação em contabilidade, isso se deve ao fato de que contadores tem uma melhor compreensão de como os negócios financeiros funcionam e como gerar lucros para a empresa.

Áreas Comuns de Ciências Contábeis

Contabilidade financeira - Cria relatórios financeiros para investidores, credores e Governo.
Contabilidade gerencial - Fornece informações detalhadas de gestão financeira e empresarial.
Contabilidade Jurídica - análise de processos judiciários para pareceres profissionais. Bastante importante para escritórios de advocacia.
Auditoria - O exame independente das demonstrações financeiras de uma empresa para investidores, governo e outros interessados. Também bastante utilizado durante processos de aquisição.
Contabilidade fiscal - Trabalha diretamente com assuntos fiscais e relacionados com impostos e tributos. Assegura o cumprimento das leis tributárias, minimizando os impostos pagos pelas empresas
Orçamento e planejamento - definição de planos detalhados para atingir metas dentro das empresas;