O área da psicologia está preocupada com o comportamento humano, isto é, porque as pessoas fazem o que fazem. Os psicólogos analisam os comportamentos e as verbalizações dos indivíduos, procuram compreender como constroem os significados, as interpretações e os conhecimentos, bem como a evolução das suas representações.

Curso de Psicologia

Aqueles que querem trabalhar como psicólogo vai precisar de uma formação em um curso de psicologia aprovado pelo MEC, a fim de atender os pré-requisitos para poder exercer a profissão. O curso tem duração média de 4 anos e atualmente existem faculdades que oferecem o curso de psicologia online, ou mais conhecido como EAD (Ensino à Distância) Muitas pessoas após concluirem o curso de psicologia continuam seus estudos visando obter um doutorado, enquanto outros param no nível de mestrado.
A Faculdade de Psicologia oferece todo treinamento necessário para que você possa se tornar um profissional qualificado e pronto para o mercado de trabalho.
[Comece sua carreira. Ache os cursos e faculdades ideais para você.]

A Carreira de Psicologia

Para pessoas com empatia e comprometidas com o bem estar do próximo não há carreira mais gratificante do que o de um psicólogo. Ter a habilidade de ouvir, uma personalidade que realmente se preocupa com os problemas dos outros e  oferecer conselhos úteis são características indispensáveis​​ para quem pretende fazer um curso de psicologia.
Na prática atual, e de uma maneira muito geral, os psicólogos analisam os comportamentos e as verbalizações dos indivíduos, procuram compreender como constroem os significados, as interpretações e os conhecimentos, bem como a evolução das suas representações. Estas análises têm como objetivo proceder a intervenções que ajudem a favorecer o desenvolvimento dos indivíduos.

Atividades Desenvolvidas pelos Psicólogos

Os psicólogos podem trabalhar em diversas áreas, no setor público, ou no setor privado: escolas (de diferentes níveis de ensino), centros de investigação, centros de formação profissional, centros de emprego, hospitais, centros de saúde, instituições particulares de solidariedade social de natureza diversa (por exemplo, centros de apoio a toxicodependentes e centros de apoio a pessoas portadoras de deficiência), tribunais, instituições de reinserção social, organismos da administração pública central, bancos e empresas (nomeadamente, empresas de consultadoria e empresas de estudos de mercado).
Predominantemente, os psicólogos trabalham como autônomos, montando consultórios ou clínicas especializadas.

Oportunidades de Trabalho em Psicologia

Menos de 50% dos formados em psicologia escolhem se tornar psicólogos clínicos. Muitos escolhem trabalhar no setor educacional, ocupacional, de saúde (hospitais), psicologia forense ou até psicologia dos esportes. É um campo muito competitivo e com grandes chances de crescimento, mas além de uma boa formação, o principal desafio para os graduados é adquirir experiência profissional relevante.

Atualmente há formados em cursos de psicologia atuando nas mais diversas áreas como pesquisa científica, pesquisa de mercado, academias e até no setor financeiro.

Como o curso de psicologia da ao aluno uma compreensão sobre o comportamento das pessoas em diferentes situações, formados em psicologia podem seguir carreiras em recursos humanos, orientação profissional, psicoterapia, publicidade, marketing e vendas.

Mercado de Trabalho e Salários para Psicólogos.

Por ser uma carreira bastante ampla e com muitas opções, há muitas oportunidades no mercado de trabalho atual para psicólogos.
O salário de psicólogos varia muito de acordo com a formação, experiência e área de atuação, mas baseia-se um salário inicial de $1975,00 podendo ultrapassar $12.000,00 reais por mê