O curso de Direito é um dos cursos com maior concorrência nas universidades, mesmo sendo o com maior número de vagas em todo o país.  Forma advogados e juristas, responsáveis por entender, interpretar e executar as leis contidas na constituição nacional.
O curso também pode ser chamado de Ciências Jurídicas e Sociais, tem duração de cinco anos e salário inicial R$ 1749,49 (fonte: Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, 2011).

As disciplinas ministradas no curso de Direito são bastante teóricas, o que exige do aluno muita leitura, concentração e capacidade de analisar e associar ideias. Nos três primeiros anos é comum ter disciplinas como Sociologia, Ciência Política, Psicologia Jurídica, Português Jurídico, além das disciplinas de Direito (Romano, Civil, Penal, Constitucional, Econômico, do Trabalho, Administrativo, Processual, Tributário, Empresarial, Eleitoral, Internacional Público). No quarto e quinto anos, disciplinas mais práticas são introduzidas e os trabalhos práticos fazem os alunos atuarem como juízes e advogados em simulações de tribunais. No quinto ano também os graduandos fazem uma pesquisa a respeito de algum tema relacionado à área e escrevem uma monografia seguindo algumas normas estabelecidas por cada instituição de ensino. Além da monografia, para se formar o aluno deverá fazer um estágio e só depois estará apto a receber o diploma.
No Brasil existem aproximadamente 1200 cursos de Direito até o ano de 2011. Estima-se que estejam matriculados, do primeiro ao quinto ano, cerca de 650 mil estudantes.  Em média, 100 mil bacharéis e formam todo ano em Direito.

Apesar de o Brasil ser o país com maior número de cursos de direito do mundo, muitas instituições de ensino tiveram que reduzir o número de vagas devido à baixa pontuação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
Hoje os cursos de direito são supervisionados pelo Ministério da Educação (MEC) que cruza os dados do Enade com os da OAB. A intenção dessa supervisão é manter um ensino jurídico de qualidade para todos aqueles que desejam se graduar em Direito e alcançar o maior número possível de aprovados nos exames regulamentadores.

As oportunidades no mercado de trabalho para os profissionais de Direito



O profissional formado em direito, um bacharel, tem duas principais opções de carreiras: a advocacia e a jurídica.
O termo advogado vem do latim “ad vocatus”, que significa “o que vem para defender”, um intercessor. Isso define bem o advogado, que hoje em dia tem uma atuação muito ampla, intercedendo em quase todas as áreas de relacionamentos humanos.  Por exemplo, um advogado pode escolher trabalhar na área de direito criminal e ser um advogado de defesa ou pode trabalhar com arbitragem internacional em um departamento jurídico de uma empresa multinacional.
As possíveis áreas de escolha são: arbitragem internacional, direito civil, direito administrativo, direito ambiental, direito comercial, direito da tecnologia da informação, direito do consumidor, direito contratual, direito de propriedade intelectual, direito penal ou criminal, direito trabalhista e previdenciário, direito tributário.

Já o profissional que pretende seguir a carreira jurídica pode escolher entre Advocacia Pública, Delegacia de Polícia, Magistratura ou Ministério Público. Ao escolher essas carreiras, o profissional deve atentar que só obterá o emprego por meio de concursos públicos muito concorridos. Para ser aprovado
 em alguns concursos, inclusive, alguns anos de experiência em advocacia são requisito.
As vantagens de seguir a carreira jurídica são os salários fixos, e geralmente altos, o emprego estável e o expediente bem definido. Já o advogado tem uma carreira mais dinâmica e desafios a todo instante.

Aquele que opta por ser bacharel em Direito carrega consigo grandes responsabilidades e desejo de justiça, afinal um dos principais objetivos dessa graduação é promover a igualdade de direitos para todos. A análise e resolução dos conflitos são feitas com base na Constituição Nacional e nas leis internacionais.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você]